Resíduos orgânicos e composto fermentado bokashi no desenvolvimento de mudas de couve-flor
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3900Resumo
A formação de mudas apresenta reflexo sobre o desempenho da cultura, podendo ser influenciada pelo substrato utilizado. A utilização de composto bokashi e resíduos orgânicos pode alterar características do produto e influenciar no desenvolvimento das mudas. Dessa forma, o estudo teve como objetivo avaliar o efeito de resíduos orgânicos e composto fermentado bokashi no desenvolvimento de mudas de couve-flor. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x2, sendo cinco condições de resíduos agrícolas (controle (sem resíduos), resíduo de café, resíduo de erva-mate, resíduo de milho e mistura de resíduos (café, erva-mate e milho)) duas condições de adição de bokashi (com (5%) e sem) e 18 repetições. A semeadura da couve-flor foi realizada em bandejas de polietileno, sendo mantidas em ambiente protegido durante 30 dias. Foram avaliadas a massa fresca e seca da parte aérea (caule e folhas), número de folhas por muda, conteúdo relativo de água (CRA) nas folhas e pigmentos foliares. Os dados foram submetidos à análise de variância, e comparação de médias pelo teste Tukey, análise multivariada e correlação linear. O composto bokashi melhorou o desenvolvimento das mudas de couve-flor. A adição dos resíduos agrícolas apresentou eficiência apenas quando incorporada com bokashi. Ao utilizar resíduos no substrato, o melhor desempenho foi obtido para utilização da mistura de resíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Cristina Ghuidotti, Gustavo Soares Wenneck, Reni Saath, Larissa Leite de Araújo, Gustavo Lopes Pereira, Nathália de Oliveira Sá, Amanda Weiss Ziglioli, Raissa Presotto Bertolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.