Partição de fotoassimilados, biometria e produção de frutos de melancieira sob alterações na relação fonte/dreno

Autores

  • Hamurábi Anízio Lins Universidade Federal de Campina Grande.
  • José Ricardo Tavares de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberto Cleiton Fernandes de Queiroga Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Vanies da Silva Sá Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Auderlan de Macena Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ariano Barreto da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Emanoela Pereira de Paiva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1351

Palavras-chave:

Citrullus lanatus, manejo da planta, poda, raleio de frutos

Resumo

Objetivou-se avaliar o acúmulo de fitomassa e a biometria de frutos de melancieira quando submetidas a alterações na relação fonte e o dreno. O experimento foi realizado na área experimental do CCTA/UFCG, durante o período de setembro de 2012 a dezembro de 2013. Para isso, utilizaram-se sementes da cultivar “Crimson Sweet”. Os tratamentos foram alocados em parcelas subdivididas 2 x 4, com quatro repetições. As parcelas constaram da condução da planta com diferente número de frutos (1 e 2) e nas subparcelas da poda da haste dominante em diferentes épocas de cultivo (25, 30, 35 e 40 dias após o transplante - DAT). Foram avaliadas características de crescimento. As modificações induzidas na planta da melancieira por meio de podas da haste dominante e do raleio de frutos proporcionaram alterações no acúmulo de biomassa, na biometria e na produção de frutos de melancia. A diminuição do dreno preferencial na planta (fruto) resultou na elevação das massas secas da folha em relação ao fruto, e desta forma, proporcionando maior massa seca total. As plantas conduzidas com dois frutos obtiveram o maior índice de colheita e a maior produção, com frutos de tamanho reduzido. Realização da poda da haste dominante aos 40 dias após o transplantio das mudas promoveu incrementos no crescimento e produção dos frutos de melancieira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamurábi Anízio Lins, Universidade Federal de Campina Grande.

Graduando em Agronomia da Universidade Federal de  Campina Grande, bolsista de iniciação científica do CNPq.

José Ricardo Tavares de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrónomo formado pela UFCG / CCTA, atualmente em Mestrado e Bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFRPE / UAST. Tem experiência em Agronomia, com ênfase na área de produção e tecnologia pós-colheita de produtos vegetais.

Roberto Cleiton Fernandes de Queiroga, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em 1995, Universidade Federal do Semiárido, Mestrado em Fitotecnia pela ESAM (2000) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). É professor adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal. Tem experiência na área de Agronomia, com manejo e manejo de plantas hortícolas, atuando principalmente nesses temas: manejo e tratos culturais de plantas hortícolas.

Francisco Vanies da Silva Sá, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2015), Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2009). Atualmente faz mestrado em Manejo de Solo e Água na Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). Atuação em pesquisa na área de Manejo e Conservação de Solo e Água (Salinidade, Irrigação, Adubação e Manejo de Corretivos) e suas atribuições nos nos Fitotécnicos (Emergência e crescimento inicial, Morfofisiologia, Comportamento hormonal, Nutrição e Produtividade) de plantas cultivadas e nativas Da Caatinga

Auderlan de Macena Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é discente do curso de Mestrado em Horticultura Tropical, também pela Universidade Federal de Campina Grande.

Ariano Barreto da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Atualmente é discente do curso de Mestrado em Horticultura Tropical, também pela Universidade Federal de Campina Grande.

Emanoela Pereira de Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2011). Mestrado em Agronomia na área de Horticultura Tropical da Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Fitotecnia pela Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Lins, H. A., Albuquerque, J. R. T. de, Queiroga, R. C. F. de, Sá, F. V. da S., Pereira, A. de M., Silva, A. B. da, & Paiva, E. P. de. (2016). Partição de fotoassimilados, biometria e produção de frutos de melancieira sob alterações na relação fonte/dreno. Comunicata Scientiae, 7(3), 272–279. https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1351

Edição

Seção

Artigos