Uso de redes neurais artificiais na análise de variáveis ambientais associadas à deposição de serapilheira

Autores

  • Priscila Sales Rodrigues Aquino Universidade de Brasília-UnB
  • Marcos Sales Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Engenharia Agronômica.
  • Renato Vinícius Oliveira Castro Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de Ciências Agrárias. Campus Sete Lagoas CSL
  • Mauro Eloi Nappo Universidade de Brasília-UnB

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1172

Palavras-chave:

ecossistemas florestais, mata-de-galeria, RNA

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar, por meio de redes neurais artificiais, a influência de algumas variáveis ambientais associadas à deposição de serapilheira. O estudo foi realizado na mata de galeria do córrego Lava-pés (3 ha) em Ipameri, GO, utilizando-se 60 coletores instalados em uma malha regular georreferenciada de 32 x 32 m. A serapilheira foi coletada mensalmente de dezembro de 2011 a novembro de 2012. Todas as amostras foram separadas manualmente nas frações: folhas (FF), ramos (FR - galhos e cascas), e estruturas reprodutivas (FER - flores, frutos e sementes). Avaliou-se a relevância de variáveis climáticas, temporais, espaciais e fitossociológicas na deposição da serapilheira, por meio da análise de sensibilidade fornecida no treinamento da rede neural artificial de melhor desempenho. De acordo com a análise estatística realizada, todas as variáveis estudadas foram relevantes no fenômeno estudado, entretanto a variável temporal (meses do ano) foi a mais importante na deposição de serapilheira na área em estudo. As redes neurais artificiais mostram-se como uma potente ferramenta na análise da deposição de serapilheira.

Downloads

Biografia do Autor

Priscila Sales Rodrigues Aquino, Universidade de Brasília-UnB

Engenheira Florestal pela Universidade Estadual de Goiás(UEG/UnU-Ipameri) e mestra em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília-UnB. Atualmente é doutoranda em Ciências Florestais pela UnB, atuando na área de Manejo Florestal.

Marcos Sales Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Engenharia Agronômica.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí-GO (2005), atual Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí. Possui o título de Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) (2010) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Campus de Jaboticabal-SP e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) (2013) também pela FCAV/UNESP, Jaboticabal-SP. Realizou doutorado sanduíche na University of Kentucky, Kentucky, Lexington, EUA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Ciências Agrárias, Petrolina, PE. As principais áreas de atuação são: Agricultura de Precisão, Geoestatística, variabilidade espacial de atributos do solo e da produtividade das culturas, atributos físicos do solo, sensores de estimação de atributos do solo e planta e geoprocessamento.

Renato Vinícius Oliveira Castro, Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de Ciências Agrárias. Campus Sete Lagoas CSL

Doutor (2012) e Mestre (2011) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de Manejo Florestal. Engenheiro Florestal (2008) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - Campus Sete Lagoas), Coordenador do Curso de Engenharia Florestal da UFSJ e Professor/Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo e Mensuração Florestal; Silvicultura; Inteligência Artificial aplicada à Engenharia Florestal; Economia e Estatística Florestal; Energia e Biomassa Florestal.

Mauro Eloi Nappo, Universidade de Brasília-UnB

Mauro Eloi Nappo é Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV em 1993, Especialista em Proteção de Plantas pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS e Universidade Federal de Viçosa - UFV em 1995, Mestre em Engenharia Florestal, Área de Concentração em Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras - UFLA em 1999, Doutor em Ciência Florestal, Área de Concentração em Conservação da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa - UFV em 2002. Atualmente é Professor Associado I, no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília - UnB. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura e Ecologia Florestal. É orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade de Brasília - PGEFL/UnB.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Sales Rodrigues Aquino, P., Sales Rodrigues, M., Oliveira Castro, R. V., & Eloi Nappo, M. (2016). Uso de redes neurais artificiais na análise de variáveis ambientais associadas à deposição de serapilheira. Comunicata Scientiae, 7(3), 394–405. https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1172

Edição

Seção

Artigos