Physical and chemical characteristics of fruits from different orange canopy/rootstock combinations grown in the brazilian semiarid
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v12.3521Resumo
No Brasil, a combinação laranjeira ‘Pera’ e limoeiro ‘Cravo’ têm predominado em todo o território nacional, fazendo com que os programas de melhoramento em citros invistam em medidas para disponibilizar novas combinações ao setor produtivo. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e químicas de frutos provenientes de diferentes combinações copa/porta-enxerto de laranjeiras cultivadas no semiárido brasileiro. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial com três cultivares copa e quatro porta-enxerto, com três repetições. As copas utilizadas foram a ‘Pera’, a ‘Natal’ e a ‘Sincorá’, enquanto para os porta-enxertos foram utilizados o limoeiro 'Cravo Santa Cruz', a tangerineira ‘Sunki’ seleção Tropical, e os citrandarins ‘Indio’ e ‘Riverside’. Os resultados obtidos mostraram que os fatores atuaram de forma independente na massa e diâmetro do fruto, no número de sementes, no rendimento do suco, na luminosidade da casca e da polpa, na cromaticidade e ângulo de matiz da polpa, no ºBrix e nos teores de ácidos. Entretanto, foi diferente na espessura da casca, na cromaticidade e no ângulo de matiz da casca e na relação SS/AT. Foi possível concluir que a ‘BRS 002–Sincorá’ apresentou os melhores resultados para as análises físicas e químicas, e as cultivares porta-enxerto limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’ e Tangerineira ‘Sunki’ seleção Tropical influenciaram as copas aos melhores resultados das análises físicas e químicas, respectivamente. Todas as combinações apresentaram baixo rendimento do suco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.