Caracterização química e hidrofóbica de Organossolos e solos com horizonte hístico

Authors

  • Arcângelo Loss UFSC
  • Marcos Gervasio Pereira
  • Thiago Andrade Bernini
  • Gustavo Souza Valladares

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v6i1.407

Abstract

Este trabalho objetivou realizar o fracionamento quantitativo da matéria orgânica e avaliar o grau de repelência a água de Organossolos e solos com horizonte hístico de diferentes regiões do Brasil. Foram avaliados 17 perfis de Organossolos, um Cambissolo e um Neossolo, com elevados teores de carbono no horizonte superficial. Quantificou-se o carbono total através do CHN (C-CHN) e o carbono das frações húmicas: humina (C-HUM), fração ácidos húmicos (C-FAH) e fração ácidos fúlvicos (C-FAF). Também se estimou o grau de hidrofobicidade das amostras por meio dos métodos: molaridade de gotas de etanol (MED) e tempo de penetração de gotas de água (WD). Por meio de correlações de Pearson e análises de regressão, verificou-se que na média das triplicatas das amostras realizadas, predomina maiores valores de C-HUM seguido de C-FAH e C-FAF. O somatório dessas frações húmicas representou em média 94% do carbono total (C-CHN), sendo estas duas variáveis altamente correlacionadas. Os resultados obtidos pelos métodos MED e WD demonstram que os solos estudados possuem grau muito severo quanto à repelência a água. O C-FAF e o MED apresentaram o maior valor de correlação em relação à repelência à água. De maneira geral, o método empregado para fracionamento das substâncias húmicas se mostrou adequado, com uma boa repetibilidade e facilidade de execução técnica. Dentre as frações húmicas, o C-FAF pode ser utilizado como parâmetro para a estimativa do grau de repelência à água.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arcângelo Loss, UFSC

Professor Adjunto, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 88034-000.

Marcos Gervasio Pereira

Departamento de Solos, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 23890-000, Brasil.

Thiago Andrade Bernini

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Unidade Pinheiral. BR 465 Km 727197-000 - Pinheiral, RJ - Brasil

Gustavo Souza Valladares

Departamento de Geografia e Historia, Universidade Federal do Piauí, Ininga, Teresina, PI, 64049-550, Brasil

Published

2015-03-31

How to Cite

Loss, A., Pereira, M. G., Bernini, T. A., & Valladares, G. S. (2015). Caracterização química e hidrofóbica de Organossolos e solos com horizonte hístico. Comunicata Scientiae, 6(1), 113–122. https://doi.org/10.14295/cs.v6i1.407

Issue

Section

Original Article