Physicochemical characterization of ‘Pera’ orange fruits selections grafted on two rootstocks in the São Francisco Valley, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v12.3573Abstract
A laranjeira ‘Pera’ é uma variedade de origem desconhecida mas bem conhecida na citricultura brasileira, cultivada originalmente na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil), e difundida no início do século 20, quando foi introduzida em Limeira (São Paulo, Brasil), tornando-se a copa mais cultivada no país, desde então, contribuindo significativamente para a expansão e consolidação da citricultura brasileira. O trabalho teve como objetivo determinar a qualidade pós-colheita de quatro clones de laranja Pera enxertadas em dois porta-enxertos em condições semiáridas, através da determinação das características físicas e físico-químicas dos frutos. Foram avaliados as caracteríticas fisicas: massa (g), diâmetro e comprimento do fruto (mm); firmeza (Lb) e espessura da casca (mm); número de sementes. Determinado o teor de vitamina C e sólidos solúveis (ºBrix); além da acidez titulável (g de ácido cítrico 100 mL-1), do indice de maturação (relação SS/AT) e do rendimento do suco (%). A interação cultivares porta-enxertos e copa de laranjeira induziu a diferenças nos atributos físicos e qualidade dos frutos, sendo o ‘Limão Cravo’ o porta-enxerto que induziu a melhores frutos na laranjeira ‘Pera D-9’, que registraram maiores massas e diâmetros, associados a cascas mais espessas, menor teor de sólidos solúveis, menor acidez e maior teor de vitamina C, enquanto os frutos da laranja ‘Pera C-21’ apresentaram maiores comprimentos e teores de sólidos solúveis e os da laranja ‘Pera D-12’, menor número de sementes e maior rendimento de suco. Os parâmetros de qualidade observados nos frutos das cultivares de laranjeiras ‘Pera’ se mostraram condizentes com o padrão exigido para o mercado in natura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published may be reproduced or utilized in any form or by any means whether specified Comunicata Scientiae, author(s), volume, pages and year. The authors are responsible for all the statements and concepts contained in the article.